Parar de fumar com um cigarro eletrônico: como conseguir?

Parar de fumar com um cigarro eletrônico: como conseguir?
27 de março de 2019 admin
Em Vapes
Parar de fumar com um cigarro eletrônico: como conseguir

Parar de fumar é algo muito desafiador. Para muitos, é uma das coisas mais difíceis de conquistar na vida. E não é por menos: a nicotina é uma substância tão viciante quanto a heroína. E os efeitos de abstinência são extremamente incômodos.

Felizmente, existe uma maneira mais fácil de parar de fumar do que os métodos convencionais. Mais fácil porque ele é capaz de contornar tanto o hábito quanto o vício causado pelo cigarro. Estamos falando dos cigarros eletrônicos, dispositivos também conhecidos como vapes ou e-cigs.

O que é um cigarro eletrônico?

O cigarro eletrônico é um dispositivo formado, basicamente, por cinco partes: mod, bateria, tanque (atomizador) coil (resistência) e piteira. Descubra aqui o que são e para que serve cada uma das partes do vape.

Por meio do sistema de baterias de lítio e resistência, o líquido (também conhecido como juice) é vaporizado. Esse vapor é então aspirado pela piteira.

É importante destacar que não há combustão durante o uso de um vape. O que ocorre é um processo de vaporização (do estado líquido para o gasoso). Por isso, é incorreto se referir como “fumaça”: o que é sugado no bocal é vapor.

Mas será que realmente é possível parar de fumar utilizando este equipamento? A seguir a gente te explica mais detalhadamente sobre isso.

Parar de fumar com um vape

O tabaco tradicional libera aproximadamente 5.000 substâncias tóxicas. Destas, aproximadamente 70 são cancerígenas, além de conter monóxido de carbono e metais pesados tóxicos (como o cádmio e arsênio).

A composição do vapor, de maneira geral, estima-se que ao invés dos milhares de substâncias contidas na fumaça do cigarro, ela é infinitamente menos prejudicial à saúde, visto que um juice contém somente as seguintes substâncias: glicerina vegetal, propileno glicol, essências de alimentos…podendo conter ou não nicotina.

Além disso, o cigarro eletrônico elimina outros efeitos negativos provocados pelo cigarro tradicional como, por exemplo, a tosse, diminuição do olfato e paladar e o mau hálito.

A temperatura da fumaça é muito mais alta que a do vapor, o que é outro fator positivo do vape…fazendo menos mal à garganta e língua.

Todas as razões que indicamos são um grande indicativo do porquê você deve optar por largar o cigarro tradicional e optar por um vape.

Como aponta um artigo da revista britânica The Economist, “seja inofensivo ou apenas moderadamente ruim para você, o vaping é quase certamente mais seguro que fumar”.

Existem diversos estudos feitos nos EUA que comprovam que o vape faz de 95 a 98% menos mal à saúde que o cigarro.

E, se você quer largar o cigarro pode ser uma excelente escolha tentar por meio de um cigarro eletrônico, principalmente se os métodos tradicionais não apresentaram resultados para o seu caso.

Na tabela a seguir, reunimos algumas das vantagens e desvantagens de alguns métodos de cessação do tabaco e o nível de satisfação causado por cada um deles.

Método para parar de fumar e E-cig Vantagens Desvantagens Nível de satisfação
Adesivo de nocotina Pode dobrar as chances de sucesso na cessação. Pode causar irritação na pele, náusea, tontura, dor de cabeça, ansiedade, insônia, sensação de queimadura e formigamento. Baixo
Goma de nicotina Praticidade Alívio apenas momentâneo. Pode causar náuseas, irritação e úlceras na mucosa da boca e intoxicação por uso excessivo. Baixo
Spray nasal de nicotina Rápida absorção da nicotina; Pode causar irritação das vias aéreas; secreção nasal; tosse; broncoespasmos. Médio
Cigarro eletrônico Menos nocivo que o cigarro. Alternativa mais divertida e mais parecida com o ato de fumar. Pode ser difícil a adaptação devido à mudança de hábito e a pessoa ter um contato maior com um produto com mais tecnologia. Alto

Dicas para parar de fumar com um cigarro eletrônico

Tenha mais de um aparelho

É importante que você sempre possua um aparelho de “back-up” caso seu vape estrague. Além disso, invista também em e-líquidos (juices) para que você não fique sem. Afinal de contas, é muito fácil comprar um maço de cigarro quando seu vape não está funcionando ou seu juice acabou.

Não deixe que todo seu esforço seja em vão. Previna-se!

Um passo de cada vez

É possível encontrar juices com nicotina e sem nicotina no mercado. Para começar seu projeto de parar de fumar (ou se ver livre do vício da nicotina), é importante que você comece optando por um e-líquido que contenha nicotina.

Pode parecer um tanto contraditório. Porém, caso pare abruptamente de suprir seu organismo com nicotina, os efeitos da abstinência inevitavelmente surgirão. Assim, o sugerido é que você comece utilizando o vape com nicotina e diminua gradualmente a quantidade da substância até ela não ser mais necessária.

Como escolher um vape para iniciantes?

Escolher seu primeiro vape pode ser algo desafiador. Afinal de contas, são tantos os modelos que é comum se sentir perdido.

Mas com as dicas que trazemos a seguir isso se tornará uma tarefa muito fácil!

Para um primeiro vape recomendamos que você compre um kit ao invés de comprar as partes separadamente.

O Vape Pen 22 Starter Kit é uma excelente escolha para quem está começando agora. Com um design elegante e compacto, o kit contém todos os itens necessários para que você utilize o e-cig.

Apenas lembre-se de escolher um juice de acordo com sua preferência. Recomendamos que utilize um juice que possua essência de tabaco, por ter o sabor mais próximo ao cigarro. Uma boa pedida é o Blend de Tabacco e Baunilha da Nano’s Juice.

Pronto! Agora basta vaporar!

Com o tempo você pode optar por diminuir a concentração de nicotina no seu juice até não precisar mais dela.