É possível parar de fumar?

É possível parar de fumar?
15 de janeiro de 2019 Rspect Vapes
Em Vapes
É possível parar de fumar - Blog da Rspectvapes

É possível parar de fumar - Blog da RspectvapesHá poucas décadas atrás, o cigarro era um produto muito difundido e tinha seu consumo incentivado pela publicidade, que relacionava ele com elegância, estilo de vida e status social. Com o passar do tempo, estudos cada vez mais completos e reveladores começaram a mostrar todos os malefícios do cigarro e sua total relação com diversas doenças, principalmente o câncer de pulmão, que está relacionado ao tabagismo em 85% dos casos.

A publicidade foi proibida no Brasil e em grande parte do mundo, bem como a proibição de fumar em ambientes fechados e a conscientização foi muito grande.

Mesmo com tudo isso, o número de fumantes ainda é expressivo e um verdadeiro problema para a saúde pública. O SUS tem um programa específico para tratar dependentes de tabaco. E apesar de toda a informação sobre as mais de 4.700 substâncias cancerígenas presentes no cigarro, não é fácil para o fumante abandonar o vício. Justamente porque trata-se e uma droga realmente viciante.

O vício pela nicotina

A nicotina é uma substância psicoativa que atua em nosso cérebro estimulando a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que é a responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. Dessa maneira, nosso sistema nervoso exige o consumo frequente do tabaco para que essa substância seja constantemente liberada em nosso organismo.

Por que o vape pode ajudar os fumantes?

Apesar de a nicotina ser a substância que provoca o vício, são outras milhares de substâncias as responsáveis pela maioria da doenças. As principais delas são o alcatrão, que é altamente cancerígeno; e o monóxido de carbono, que impede a respiração celular e vai gerar doenças coronárias.

A utilização do vape com líquido (juice) acrescido de nicotina não deixa o fumante em total abstinência – que é o que torna o processo de parar de fumar tão difícil e sem sucesso, na maioria das vezes. Além disso, o vape elimina quase todas as substâncias maléficas à saúde.

Outro ponto importante é que a dependência, além de química, também é psíquica. A sensação de estar fumando promovida pelo vape também ajuda o fumante a ficar menos ansioso e mais propenso a abandonar de vez o tabagismo.

De maneira geral, o vape contribui muito para que o fumante perca o vício, substituindo um produto altamente prejudicial e cancerígeno – o cigarro – por uma opção muito mais segura e confiável.